O principal indicador de resultado do Plano Brasil Sem Fome é o índice de insegurança alimentar apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizando a metodologia da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia). Consolidado tecnicamente e adequado à realidade socioeconômica brasileira, o método da Ebia permite medir a percepção das famílias sobre a situação de segurança alimentar nos seus domicílios.
No último trimestre de 2023, o IBGE, em parceria como o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), aplicou a Ebia na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023 (PNADc 2023). Os resultados revelam que, no final do primeiro ano do governo Lula, cerca de 20 milhões de brasileiros saíram da situação de fome em comparação com dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) para os primeiros meses de 2022.O desafio para os próximos 3 anos do Brasil Sem Fome é alcançar e mudar a vida das 8,7 milhões de pessoas que ainda se encontram em situação de insegurança alimentar grave.
A análise dos principais dados da pesquisa de Segurança Alimentar na PNADc 2023 pode ser encontrada na Nota Técnica e no seu Sumário Executivo abaixo.